Blog

01

Luxação, Entorse e Contusão. Tem diferenças?

Se você é praticante de atividade física e já sofreu alguma lesão, conhece alguém que sofreu ou quando foi ao profissional de saúde, já deve ter ouvido falar destes termos: luxação, contusão, entorse. Hoje vou explicar melhor sobre esses termos.

Será que eles se diferenciam, ou não?

Bem, a resposta para essa sua pergunta é SIM, eles podem até ser parecidos, mas têm suas diferenças e suas intervenções terapêuticas.

Luxação: é quando um impacto sofrido em determinada parte do corpo que se tenha uma articulação, faz com que, o osso se desloque causando um trauma local, é necessário recolocá-lo ao seu ponto de origem. Muitas vezes, não é tão simples e os traumas que podem acarretar em outras estruturas como: nervos e tendões podem aparecer , por isso a intervenção deve ser rápida.

Entorse: ocorre em estruturas moles e flexíveis como os ligamentos. Os ligamentos são estruturas fibrosas que funcionam como ligação e posicionamento dos ossos nas articulações, quando são distendidos bruscamente ou estirados se lesionam. Em muitos casos, são confundidos como entorse, mas são diferentes e a abordagem terapêutica também, podendo ser conservadora ou com intervenção cirúrgica dependendo da sua gravidade.

Contusão: ocorre um trauma direto em tecidos moles, diferente das outras duas, sua recuperação é muito mais rápida e o retorno às atividades e ao esporte, também.

Por Eduardo Aranha, Formado em Fisioterapia pelo INPER, especialista em Acupuntura e Auriculoterapia. Especialista em Fisioterapia do Trabalho e Traumato-Ortopedia.

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
atto

Endereço

Rua Antônio Rabelo Júnior, 161, Miramar

Eco Business Center, Sala 408 (4° andar)

João Pessoa–PB

contato

Ortopedia: (83) 98740-5858
Fisioterapia: (83) 98765-2539
contato@attoclinica.com.br